segunda-feira, 19 de junho de 2017

Verdade X Mentira - RING

Verdade X Mentira
 Trata-se de um jogo teatral. Ao ler a proposta do esquete nasceu assim.Pensei, repensei. Li e reli.  Me passam pela cabeça várias transições, e circunstâncias que posso sugerir, em cada frase..., dois executivos num bar, tomando um uísque, ou duas mulheres numa sala de ioga,... pode ser engraçado, pode  ser dramático ou tenso. Se eu definisse alguma delas, ele deixaria  de ser um texto contemporâneo, e permissível de tantas  e variadas possibilidades. Por isso, tomei a coragem de mandá-lo assim. Presunção me auto intitular escritora contemporânea, nada disso. Ë uma simples tentativa de justificar um texto quase infantil.

  X: Mentira!
  W: Não é mentira
  X: É mentira, eu sei que é.
  W: Tô te falando, dessa vez é serio.
  X: Se for mentira, que eu faço?
  W: Eu que vou saber? Eu sei que é verdade!
  X: Então me prova!
  W: Provo
  X: Então prova, rápido que eu tô com pressa!
  W: Tá com pressa de que?De ser mentira?
  X: Não, não estou mais.  Se for verdade, então eu não tenho com o que me preocupar.
  W: É verdade!
  X: Então é verdade!
  W: E você não vai fazer nada?
  X: Eu?Fazer o que?
  W: Alguma coisa!   
  X: A nem!Quer saber de uma verdade?Cansei!   
  W: Ah, mentira!
  X: Isso!Mentira!Eu cansei!Já que é verdade, eu também vou parar de mentir!  Vou falar a verdade!
  W: Mentira!Você não vai fazer isso!Eu não vou deixar!
  X: Você não vai deixar?Por quê?
  W: Por favor, não faz isso!  
  X: Não faço o que?Falar a verdade?
  W: Não faz nada!
  X: Mas você acabou de me dizer pra fazer alguma coisa!  Eu não ia fazer nada!
  W: Então não faz nada!
  X: Qual o seu problema com a verdade?Ela só serve pra mim?
  W: Qual o seu problema com a mentira?Não te serve mais?
  X: Nunca serviu.
  W: Mentira!
  X: Verdade!(longa pausa) É mentira não é?
  W: O que?
  X: O Que você veio me contar
  W: É verdade
  X: É mentira. Fala olhando nos meus olhos
  W: É verdade, to te falando!
  X: Olha pra mim!   
  W: É mentira.
  X: Eu sabia
  W: Você sabia?
  X: Sabia.
  W: Quem te falou?
  X: Ninguém.   
  W: Então como você sabia?
  X: Você quer saber a verdade?
  W: Quero.
  X: Você não sabe mentir!
  W: Verdade?
  X: Verdade.
  W: E agora que é verdade, o que eu faço?
  X: Eu que vou saber?Eu sei que é verdade!
  W: Então prova.
  X: Provo
  W: Então prova, rápido que eu to com pressa!
  X: Ta com pressa de que?De ser mentira?
  W: Não, não estou mais.  Se for verdade, então eu não tenho com o que me preocupar.
  X: É verdade
  W: Então é verdade!
  X: E você não vai fazer nada?   
  W: Eu?Fazer o que?
  X: Alguma coisa!
  W: A nem, quer saber de uma verdade?Cansei!
  X: Ah, mentira.
  W: Isso!Mentira!Eu cansei!Já que é verdade, eu também vou parar de mentir!  Vou falar a verdade!
  X: Mentira!Você não vai fazer isso!Eu não vou deixar!
  W: Você não vai deixar?Por quê?
  X: Por favor, não faz isso!
  W: Não faço o que?Falar a verdade?
  X: Não faz nada!   
  W: Mas você acabou de me dizer pra fazer alguma coisa! Eu não ia fazer nada!
  X: Então, não faz nada!
  W: Qual o seu problema com a verdade?Ela só serve pra mim?
  X: Qual o seu problema com a mentira?Não te serve mais?
  W: Nunca serviu.
  X: Mentira!
  W: Verdade! 
  Fim?



Nenhum comentário: